Notícias

08/11/2018

Fazenda Eficiente realiza a implantação de projeto piloto para monitoramento através de inteligência artificial em rebanhos leiteiros.

A empresa Fazenda Eficiente em parceria com a CowMed iniciaram o desenvolvimento de um projeto piloto na região Nordeste, trata-se da implantação de um sistema de monitoramento do rebanho através do uso de coleiras individuais. Inicialmente foram contempladas três propriedades localizadas nos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde as instalações ocorreram entre os dias 29 de outubro a 04 de novembro.

A tecnologia acoplada a uma coleira, captura a cada hora do dia os três principais parâmetros comportamentais do ruminante, o tempo de ruminação, atividade e ócio, e envia para um software na nuvem. Segundo Leonardo Guedes, diretor comercial da empresa CowMed: “Além do produtor conseguir acessar o "seu animal" ou "grupo de animais" a qualquer hora de qualquer lugar, a VIC (Virtual Interpreter of Cows - a nossa Inteligência Artificial) analisa cada animal individualmente e alerta via software e aplicativo para possíveis alterações como: Comportamentos de cio e melhor momento para inseminação, doenças em estágio precoces, alterações comportamentais e de manejo, adaptação a dietas e estresse térmico. “

A ferramenta irá proporcionar ao produtor e ao técnico avaliar os animais por lote e também individualmente na “palma da mão”, pois as informações estarão disponíveis em tempo real.

De acordo com o zootecnista e um dos sócios da empresa Fazenda Eficiente Ademilson Neris, os pilotos terão uma duração mínima de 12 (doze) meses e os resultados serão avaliados periodicamente junto a empresa parceira e os produtores atendidos.

Segundo Gilmara dos Santos sócia da Fazenda eficiente: ”A intenção da nossa empresa é ampliar o uso desta ferramenta para os demais produtores, inclusive aos agricultores familiares, como é o caso do produtor Junior de “Moá” que fica no município de Itaporanga-PB”.

Para 2019 a fazenda Eficiente vem com mais novidades para os produtores rurais.

Fazenda Eficiente - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites