Notícias

20/04/2020

O OLHO DO DONO AUMENTA LEITE NO TANQUE?

O OLHO DO DONO AUMENTA LEITE NO TANQUE?
Acredito que já tenham ouvido a frase: “Quem engorda o gado é o olho do dono”. Talvez alguns ainda acreditem com veemência neste jargão popular que atravessou vários anos em nossa cultura. Será que ela também serve para a atividade leiteira?

O último censo agropecuário realizado em 2017 nos mostrou uma redução de cerca de 13% no número de propriedades que produziram leite de vaca, quando comparado ao censo agropecuário de 2006. Isso representa semanalmente o abandono de 305 propriedades leiteiras.

Existem diversos indicadores de eficiência norteiam a atividade leiteira. Irei destacar aqui um deles, para mostrar que a atividade leiteira deve ser levada a sério. O indicador de “Capital investido por litro de leite produzido por dia”, que representa o quanto de dinheiro temos investido na atividade leiteira para cada litro de leite produzido diariamente. Como referência, podemos citar o indicador na faixa de R$ 800 a R$ 1.200 de capital investido por litro de leite produzido ao dia.

Caso queira conhecer o número do seu negócio, faça a avaliação de quanto vale toda sua atividade leiteira utilizando o valor de mercado, utilize os valores atuais em negociação na sua região. Após encontrar o valor total, faça a divisão pelo volume de leite médio diário de sua propriedade nos últimos 12 meses. O resultado encontrado é o capital que você empata para produzir um litro de leite por dia.

Com os dados mostrados acima, nota-se que a atividade leiteira é extremamente desafiadora. Não sendo mais aquela atividade que se tinha por hobby ou ostentação.

É comum ainda encontrar propriedades em que o “dono” não tem ciência da quantidade de animais em lactação e nem mesmo da sua produção de leite diária. Geralmente deixando a cargo do seu “leiteiro” a responsabilidade das informações - que devem ser memorizadas a qualquer custo -.

Essa barreira inicial da falta de conhecimento sobre a produção do seu principal produto precisa ser rompida. Você produtor que lê esse artigo e se vê neste perfil descrito acima, está na hora de iniciar a mudança de hábitos. Caso contrário, em breve entrará na conta das 305 propriedades que deixam a atividade toda semana.

Atualmente as propriedades leiteiras não precisam apenas de “donos” e sim gestores!

Pessoas que participem da construção do planejamento da atividade, agreguem valor ao seu time de colaboradores, seja o entusiasta do negócio e tenha os seus números na palma da mão para a melhor tomada de decisões.

Mas até chegar aos seus objetivos o primeiro passo precisa ser dado, para isso disponibilizamos no link abaixo uma planilha de acompanhamento da produção diária utilizada por nossas fazendas assistidas.

Conte sempre com o time da Fazenda Eficiente, pois estaremos sempre prontos para lhe auxiliar.

Ademilson Neris dos Santos
Consultor Fazenda Eficiente



Baixe aqui a Ficha de Produção Diária

Fazenda Eficiente - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Criação de sites