Fazenda Eficiente – Atividades Pecuárias


Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais, atuando nos aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais das atividades de Pecuária de Leite, Pecuária de Corte e OvinoCaprinocultura, a empresa criou quatro linhas de atuação:


- Fazenda Eficiente Pecuária Leiteira;

- Fazenda Eficiente Pecuária de Corte;

- Fazenda Eficiente Ovino & Caprinocultura;
- Fazenda Eficiente Avicultura.

 Os projetos de consultoria do Fazenda Eficiente são focados em resultados, que a depender do nível de interesse do produtor podem começar a acontecer em aproximadamente um ano. Quadros de reversão de fluxo de caixa negativo para condições de promoção de uma renda digna ao produtor rural é observado em trabalhos da empresa. Não existe tempo de duração nesse trabalho, a assistência técnica pode e deve tornar-se uma ferramenta contínua no desenvolvimento das propriedades que entenderem e se comprometerem com a nova forma de trabalho.




Fazenda Eficiente - Pecuária Leiteira


O nordeste brasileiro tradicionalmente sempre esteve associado à produção animal, em especial a bovinocultura leiteira, suporte de sua conquista desde os primórdios da colonização e que se constitui, ainda hoje em atividade economicamente predominante. A produção caracterizada por pequenas explorações de base familiar na sua grande maioria com o método de produção tradicional, e com baixos índices produtivos. No entanto a atividade leiteira se reveste de inquestionável relevância socioeconômica, pois, nenhuma outra atividade assegura os benefícios aportados pela atividade leiteira em uma pequena propriedade, tais como fluxo de caixa mensal, menores riscos e alta liquidez do capital imobilizado, onde poucas opções de reconversão econômica são viáveis, face à sua inconsistência climática. Com o objetivo de minimizar os efeitos climáticos da região, bem como assegurar um rendimento capaz de proporcionar uma vida digna aos produtores de leite, foi criado o Fazenda Eficiente – Pecuária Leiteira.  A proposta de trabalho consiste em intensificar os fatores de produção, independente das condições (financeiras, geográficas etc.) da propriedade. Tudo isso leva a altos índices de produtividade, com produção acima de 30 mil litros de leite por hectare/ano, comparados com cerca de mil litros por hectare no manejo extensivo tradicional. Outro benefício dos sistemas intensivos é a abordagem ambiental, pois a produção intensiva a pasto permite o aumento de produção sem necessidade de mais terra e de derrubada de vegetação nativa. Isso também viabiliza economicamente a produção de leite em pequenas propriedades. Na tabela abaixo segue alguns indicadores conseguidos pelo FE – Pecuária Leiteira.


Tabela. Comparativo entre sistemas tradicionais e com o FE - Pecuária Leiteira

Indice

Tradicional

FE - Pecuária Leiteira

Produtividade Palma Forrageira (ton/ha)

150

Acima de 300*

Produtividade (litros/ha/ano)

1.000

acima de 5.000*

Intervalo entre partos (meses)

18

Abaixo de 13 meses

*Depedendo do perfil da produção (Sequeiro ou Irrigado).


Fazenda Eficiente - Ovino & Caprinocultura


Para a caprinovinocultura o Fazenda Eficiente, busca a conceituação correta de se trabalhar as duas espécies de pequenos ruminantes de forma a potencializar suas características e aptidões singulares. A caprinocultura será trabalhada com foco na produção de leite essencialmente, utilizando as mesmas bases conceituais do FE - Pecuária Leiteira, sendo isso por si só uma inovação para o setor, por intensificar sistemas de produção de leite de cabra.
A ovinocultura, que tem no segmento do mercado de carnes sua maior vocação, o trabalho se dá como no FE - Pecuária de Corte, sendo respeitadas as especificidades da espécie, muito embora mantendo a característica do trabalho intensivo. Com isso, as fazendas atendidas têm metas e foco bem definidos e o técnico que a acompanha poderá colocar em prática todos os conceitos de produção intensiva, melhorando a condição de vida dos produtores comprometidos com este trabalho.






Fazenda Eficiente - Avicultura


As linhas de trabalho da Fazenda Eficiente estão voltadas para a avicultura caipira de corte e/ou postura com o objetivo de resgatar a atividade, levando novos conceitos de produção e manejo, além de integrar a gestão como principal pilar para o desenvolvimento da atividade.
Respeitando as características de cada propriedade para alcançar as metas e os objetivos estabelecidos e sempre priorizando a qualidade e a segurança alimentar dos ovos e carnes produzidos nas propriedades atendidas, o Fazenda Eficiente – Avicultura busca transformar a avicultura caipira de corte e/ou postura em uma atividade sustentável ambiental, econômico e socialmente.
Em todas as linhas de atuação  contamos com um quadro de profissionais capacitados que visem os resultados nas propriedades atendidas. A metodologia utilizada em cada propriedade consiste tratá-las como sendo singulares, com necessidades e realidades específicas, não havendo um pacote tecnológico de atendimento. Desta forma um conjunto de ferramentas é utilizado visando atender a cada situação:



- Diagnóstico da propriedade: Levantamento das Potencialidades / limitações;

- Estabelecimento de metas: Aonde se pretende chegar;

- Planejamento Estratégico: Quando, de que forma e o que será preciso para atingir a meta;

- Coleta de dados de rotina: Custo de produção, dados zootécnicos e dados climáticos;

- Organização de atividades para cada fazenda: Quando, como e porque fazer;

- Análise e intervenção técnica: Interpretações dos resultados e recomendações.





Para tanto, utiliza-se os conceitos de produção intensiva (focado no uso racional dos  principais fatores de produção), bem como o Gerenciamento técnico e econômico das atividades. Os conceitos utilizados são:


- Manejo de categorias de bovinos de leite e de corte, caprinos, ovinos e aves;

- Manejo intensivo de Pastagens e Palma irrigadas e/ou de sequeiro;

- Orientação na produção de Palma no Cultivo intensivo, Milho/Sorgo e Cana de Açúcar;

- Introdução de sistemas de irrigação;

- Utilização de sub-produtos na alimentação dos animais;

- Controles zootécnicos;

- Controles econômicos;

- Quadro dinâmico de controle reprodutivo;

- Planilha de avaliação econômica e zootécnica;

- Quadro dinâmico de crescimento de novilhas;

- Descarte e seleção de animais;

- Práticas de redução do impacto ambiental nas atividades;

- Melhoria do conforto e bem estar animal;

- Técnicas de produção higiênica de leite;

- Melhoramento genético;

- Implantação de construções rurais de baixo custo;

- Implantação de manejos profiláticos;

- Implantação de Calendário Sanitário.

 

´┐ŻFazenda Eficiente - Todos os direitos reservados.